[vc_single_image source=”external_link” custom_src=”http://3.bp.blogspot.com/-xDNHXiq-ltk/VMKW3RS5x-I/AAAAAAAAsJs/ei6GxIneoJw/s1600/POSTHEADER.png”]

Há quase 47 anos trás um dos filmes mais emblemáticos do cinema foi exibido pela primeira vez! 2001-Uma Odisseia no Espaço é um dos grandes marcos na história da industria cinematográfica e na carreira de Stanley Kubrick em muitos aspectos: visual, artístico, filosófico, cinematográfico, publicitário, sociológico, etc. Para muitos críticos é considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Foi a partir daí que Kubrick passou a investir todo seu talento em obras de maior sentido e cada vez mais ousadas, “Laranja Mecânica” é um grande exemplo! O que mais surpreende no filme é a proximidade da obra com a realidade vista pelos astronautas… quase um ano depois o homem pisou na lua pela primeira vez e conseguimos constatar que algumas das previsões do roteiro estavam completamente corretas! Devemos isso à mente brilhante de Arthur C. Clarke, que escreveu o roteiro do filme e depois publicou o livro com a sua versão da história!

“No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.”
2001 - Uma Odisseia no Espaço conta a história da influencia de uma raça extraterrestre, superior à nossa, na caminhada da evolução da humanidade. Isso fica bem claro no começo do livro quando, há milhões de anos atrás, nossos ancestrais primatas começam a desenvolver técnicas de relacionamento e sobrevivência depois do aparecimento misterioso de um objeto reluzente naquele ambiente hostil! Anos depois, em 2001, o homem já conseguiu desenvolver tecnologia suficiente pra viver no espaço, o planeta está entulhado de gente e nossos recursos naturais não são mais suficientes, sendo que viver fora do planeta terra é a úncia solução possível pra humanidade! Mas o destino acaba tomando outro rumo quando um objeto estranho que nunca foi desenvolvido por seres humanos é descoberto enterrado na superfície lunar. A partir daí nossa jornada em busca de respostas começa! Parece que eu dei um monte de spoilers pra vocês agora, mas a história desse livro é bem mais que isso! Não é uma simples história sobre extraterrestres que querem dominar o planeta, trata-se de evolução, de esperança e de acreditar que os seres humanos são parte de algo bem maior dentro do universo! 2001UONE é um dos livros de ficção cientifica mais instigantes que eu já li! Clarke escreve muito bem, o livro é carregado com uma narrativa cheia de detalhes (mínimos detalhes) e mesmo assim, com todos os termos técnicos e a descrição de alguns cenários quase impossíveis de se imaginar, a vontade de continuar lendo só aumenta! Eu digo isso por que, na maioria das vezes, as pessoas (eu) não se divertem com leituras assim, cheias de detalhes e ambientes fora do comum, mas Clarke é tão convincente que o próprio leitor mergulha de vez na história e acaba fazendo sua própria odisseia pelo espaço! O autor conseguiu fazer com que os detalhes se tornem uma das partes interessantes da história, sem deixar ninguém perdido ou entediado. Eu já me desempolguei com livros (e até deixei de ler alguns) por que o autor se estendia em contar como eram os cenários, como estava o clima, os sentimentos mais profundos do personagem, etc... mas com esse livro a narração dos detalhes acabou se tornando algo necessário e passa completamente despercebida. Vale ressaltar que, apesar dessa característica, o livro não é longo e foi por isso que ganhou minha admiração!
FOTO DO BLOGEIRAS S.A.
Eu comecei o ano lendo 2001 - Uma Odisseia no Espaço, por causa do Vórtice Fantástico aqui de Campo Grande, inclusive nós nos reunimos pra discutir a leitura do livro no ultimo final de semana, uma leitura que me cativou muito, ainda mais por que existe um monte de curiosidades por trás dessa história, que eu acabei descobrindo na internet depois que eu li! O livro é baseado no roteiro do filme e acabou se tornando uma tetralogia, significa que vocês vão ler as resenhas dos outros três por aqui, por que eu quero muito saber como é que essa jornada termina! Essa edição linda, com o livro todo preto imitando o monólito e uma case que traz o HAL na capa, foi publicada pela Editora Aleph e custa uns R$50,00 por aí! Recomendo muito a leitura, principalmente pra quem nunca leu ficção científica na vida, 2001UONE é um ótimo ponto de partida! Se você não gostar desse, provavelmente não vai gostar de mais nenhum e provavelmente precisa se mudar pra lua também! HAHAHA!! O filme tem uma trilha sonora incrível e ainda é lembrado como um dos melhores da história (provavelmente nunca será esquecido como tal!), também não é difícil de ser encontrado e PRECISA ser assistido, olha o trailer:
Comentários
Menu